Lajeado Grande


Lajeado Grande elabora plano estratégico de turismo para impulsionar crescimento sustentável

Por: Repórter da Redação 07/01/2025 às 11:27 Atualizado: 14/01/2025 às 16:40

Com o objetivo de estruturar uma nova atividade econômica e impulsionar seu crescimento de forma sustentável, foi elaborado o Plano Estratégico de Turismo de Lajeado Grande. A iniciativa, viabilizada pela parceria entre o Sebrae/SC e a Administração Municipal, por meio do Programa Cidade Empreendedora, orienta o processo de organização da atividade turística e também alinha o município à Política Nacional de Turismo.

O documento foi desenvolvido de forma participativa, com o envolvimento do trade turístico, representantes do Poder Público, entidades empresariais e instituições. Essa metodologia constitui uma ferramenta para discussão e ação, visando um turismo responsável e inclusivo. O Plano estabelece diretrizes com estratégias e ações voltadas para a ampliação da atividade, com foco no fortalecimento da governança local, formação de novos produtos, integração regional, comercialização e promoção do destino.

“A elaboração do Plano de Turismo foi muito importante para o município, especialmente porque estamos iniciando agora o desenvolvimento do setor turístico, que está ganhando cada vez mais visibilidade. O documento contribui para a organização e potencialização dessa atividade econômica, além de trazer diversos benefícios econômicos, sociais e culturais”, observou o prefeito Anderson Elias Bianchi. Assim, as novas atividades ingressam no setor de maneira planejada, considerando o histórico e a cultura local.

De acordo com o prefeito, entre os benefícios dessa iniciativa estão a atratividade de novas propriedades, o fomento ao empreendedorismo no setor e a diversificação da economia local. “O turismo se tornou uma importante fonte de renda em Lajeado Grande, valorizando a identidade local, incentivando a cultura, as tradições históricas e, ao mesmo tempo, conciliando a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, como formas de atrair turistas”, analisou Bianchi.

Outro ponto favorável do Plano Estratégico de Turismo é a facilitação na captação de recursos públicos. “Este documento é um dos requisitos para que o município participe de editais e programas estaduais e federais voltados ao setor”, destacou o prefeito. Por fim, Bianchi ressaltou que a elaboração e execução do Plano favorecem o engajamento da comunidade nas atividades turísticas, seja na receptividade com os visitantes, no embelezamento das propriedades ou na proposição de ideias para o fortalecimento do setor.

Para o gerente regional do Sebrae/SC no Oeste, Udo Martin Trennepohl, o que diferencia o município é uma governança ativa e organizada, que abraça a causa e incentiva a participação de outros. “O Sebrae/SC e a Administração Municipal são propulsores de novas atividades econômicas, mas o papel preponderante é do munícipe, que precisa se sentir pertencente ao desenvolvimento”, analisou, agradecendo pela parceria na execução do Programa Cidade Empreendedora.

Plano

Para a coleta de informações, foram utilizadas pesquisa bibliográfica, documental, história oral, além de visitas a equipamentos e potenciais turísticos e entrevistas com empreendedores locais. Outros dados foram levantados a partir de fontes como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Ministério do Turismo, Setur, estudos realizados pelo Sebrae e dados fornecidos pela Prefeitura.

A elaboração do Plano contou com encontros presenciais para avaliar, discutir e propor soluções executáveis pelo Poder Público, pela comunidade e pela iniciativa privada, com apoio de instituições. O planejamento abrangeu as etapas de caracterização do território, análise da infraestrutura, posicionamento de mercado, diagnóstico estratégico, quadro institucional da área turística, estratégias de desenvolvimento, avaliação e monitoramento.

O documento contém apresentação, metodologia, caracterização do território, análise da infraestrutura, quadro institucional da área turística, diagnóstico estratégico, posicionamento de mercado (tendências, segmentos turísticos e portfólio dos atrativos), estratégias de desenvolvimento (visão, eixos de desenvolvimento e plano de ação), responsabilidades no projeto, além de avaliação e monitoramento. 

Foto: Divulgação

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