Deputada Caroline De Toni assume presidência da Frente Parlamentar do Livre Mercado
A Deputada Federal Caroline De Toni (PL), que agora possui residência em Xanxerê, assumiu a presidência da Frente Parlamentar do Livre Mercado (FPLM) para o biênio 2025-2026. A solenidade ocorreu na terça-feira (8), durante o lançamento da Casa da Liberdade, novo espaço de diálogo entre o Congresso Nacional e a iniciativa privada, e contou com a presença de governadores, senadores, deputados federais e estaduais, ministros, secretários de estado, prefeitos e representantes do setor produtivo.
Caroline assume o lugar deixado pelo deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL) na condução da FPLM, que hoje conta com a adesão de 179 deputados e 27 senadores comprometidos com a defesa da liberdade econômica no Brasil.
Além do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL) - conterrâneo da nova presidente - também estiveram presentes na solenidade os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, que esteve representando o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
"É uma honra muito grande assumir esta missão diante de lideranças que representam o compromisso com as liberdades. O prestígio deste evento mostra que estamos no caminho certo: fortalecer as bases de um Brasil mais livre e produtivo. A todos os que acreditam na liberdade, na propriedade privada, na lei de iniciativa e na liberdade de expressão. Sejam sempre bem-vindos. Aqui será o palco dos mais importantes debates e projetos para o Brasil", afirmou Caroline De Toni.
Além da nova função à frente da FPLM, Carol também exerce, em 2025, a liderança da Minoria na Câmara dos Deputados, cargo estratégico que, segundo ela, amplia sua capacidade de articulação política dentro do Parlamento. "Temos acesso direto às principais lideranças e vamos ampliar esse apoio, construindo uma aliança firme contra iniciativas que prejudiquem o livre mercado", completou.
Com a co-presidência do senador Carlos Portinho (PL-RJ) no Senado, a Frente Parlamentar do Livre Mercado se consolida como uma das mais atuantes e influentes do Congresso Nacional.
Caroline De Toni
Caroline De Toni, natural de Chapecó, é advogada e deputada federal pelo Partido Liberal (PL). Atualmente, está em seu segundo mandato consecutivo como deputada federal, tendo sido a mais votada no estado, com um total de 227.6 mil votos em 2022. Casou-se em setembro de 2023 com Matheus Bortoluzzi, empresário e filho do ex-prefeito de Xanxerê, Bruno Bortoluzzi.
Caroline se destacou no cenário do Congresso Nacional por sua atuação proativa em diversas frentes. Em 2019, exerceu o papel de vice-líder do governo e ocupou a posição de 3ª Vice-Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Foi relatora da PEC da Prisão em 2ª Instância, o MEI Caminhoneiro e da Lei 13968/19, que tipificou o crime de incitação ao suicídio e à automutilação.
A deputada também participou da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Fake News em 2019. Em seu mandato, Caroline se posiciona contra o uso de linguagem neutra nas escolas, contra políticas de cotas raciais e femininas, contra a descriminalização das drogas e a favor da privatização dos Correios e da Eletrobras. Votou a favor da reforma da Previdência em 2019 e contra a reforma tributária em 2023.
Em janeiro de 2024, teve sua primeira filha, Betina, com quem subiu na tribuna da Câmara para criticar a decisão da França de incluir a legalização do aborto na Constituição. Também em 2024, foi eleita presidente da CCJ.
Caroline de Toni recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar pelo Ranking dos Políticos em todos os anos de seu primeiro mandato (2019-2022). Em 2023 foi novamente premiada com uma nota de 7,57 pontos, sendo a 5º melhor parlamentar de Santa Catarina e a 34º na colocação geral.
Fotos: Divulgação