Prefeitos da região Amai se reúnem em assembleia para discutir pautas prioritárias
Na tarde de quarta-feira (9), os prefeitos que integram a Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai) participaram de Assembleia Ordinária na sede da entidade, em Xanxerê. A reunião foi conduzida pelo presidente da Amai e prefeito de Xaxim, Edilson Antonio Folle, e teve como foco o alinhamento de ações estratégicas e deliberações relevantes para o exercício de 2025.
Entre os principais pontos discutidos estiveram o planejamento institucional da Amai para o próximo ano, os impactos da Reforma Tributária nos municípios e informações sobre os Jogos da Amai.
Durante a assembleia, o assessor de Movimento Econômico da Amai, Luciano Deon, repassou sobre o cálculo do valor adicionado das empresas petrolíferas apresentando um parecer técnico. O relatório concluiu que não há valor adicionado fiscal nas operações realizadas em Santa Catarina pelas filiais da Petrobras, o que pode impactar diretamente na composição do índice de retorno do ICMS aos municípios.
Outro tema em destaque foi a necessidade de atualização da legislação municipal relacionada à Defesa Civil, apresentado pelo coordenador do colegiado de Defesa Civil da Amai, Ronaldo Luzzi, assessor jurídico, Gabriel Ruffato e Pedro Henrique Piccini, coordenador do colegiado de procuradores da Amai.
Os Jogos da Amai também foi apresentado aos prefeitos, com explanação de Douglas Bin, integrante do Colegiado de Esportes.
Finalizando a assembleia, foi deliberado o regimento interno padrão para colegiados e tratados assuntos gerais de interesse dos municípios consorciados e apresentado um balanço dos eventos e reuniões realizadas no primeiro trimestre. A Assembleia reforçou o compromisso dos prefeitos com a cooperação regional e a busca conjunta por soluções que fortaleçam a gestão pública local.
Fotos: Amai