Licitação para construção de túnel de macrodrenagem de Xanxerê acontece em maio
A Prefeitura de Xanxerê já publicou o edital para a contratação de empresa especializada na construção de um túnel de macrodrenagem pluvial e fluvial, uma obra de grande porte que visa o controle de enchentes na área urbana do município. O investimento previsto é de R$ 20.419.942,70, com recursos destinados à elaboração do projeto executivo, realização de estudos complementares e execução de todas as etapas construtivas.
A licitação será realizada na modalidade Concorrência Pública Eletrônica, do tipo menor preço global, em regime de contratação semi-integrada, no sistema de empreitada global. A sessão pública será realizada no dia 28 de maio, às 9h, por meio do portal oficial de compras do Governo Federal.
Sobre a obra
A estrutura terá início nas margens do Rio Xanxerê, próximo à rua Atanásio Antônio e à Avenida La Salle (área central), e seguirá por via subterrânea até seu desemboque a jusante da BR-282, em área não urbanizada, nas proximidades de antiga jazida de pedra. A obra prevê a escavação de túnel em rocha com o uso de explosivos, estabilização com atirantamento, revestimento em concreto projetado e instalação de diversos dispositivos complementares.
Entre os elementos que compõem a obra estão a construção de emboque com vertedor tipo tulipa, cortinas de estacas e canal de aproximação; escavação subterrânea do túnel com revestimento em concreto armado; desemboque com canal de dissipação e galerias para travessia da rua existente; ainda serão instaladas duas estações telemétricas hidrometeorológicas, para monitoramento em tempo real nas áreas de entrada e saída do túnel.
Prazos e execução
O prazo de execução da obra será de até 22 meses, contados a partir da emissão da ordem de serviço.
Segundo o Secretário de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Leandro Marzari da Silva, essa é uma das obras mais aguardadas pela população, especialmente pelas comunidades afetadas por alagamentos nos períodos de chuva intensa.
“Fizemos todo um trabalho para que o processo licitatório possa correr da forma mais tranquila possível. Todos os entraves que tinham com relação ao projeto foram sanados e agora a expectativa é de que no máximo em 60 dias já tenhamos a possibilidade de fazer a entrega da ordem de serviço, respeitando todos os prazos legais que envolvem o processo de licitação. A partir daí a empresa vencedora terá até quatro meses para desenvolver o projeto executivo, com todo o detalhamento do que estamos pedindo no processo e, após isso, a empresa terá mais 18 meses para entregar a obra”, finalizou o secretário.