Xanxerê aguarda o retorno de mais de 4 mil alunos da rede municipal de ensino em fevereiro
A partir do dia 07 de fevereiro, Santa Catarina deve ter 100% dos alunos em sala de aula para o ano letivo de 2022. A decisão foi tomada pelo Governo do Estado, através do decreto n° 1.669, que autorizou a volta presencial nas instituições públicas e privadas. Em Xanxerê, o município aguarda o retorno de mais de 4 mil alunos em toda a sua rede municipal de ensino.
De acordo com a secretária municipal de educação, Vera Lucia Correa, todas as escolas de Xanxerê já estão planejando o retorno seguro das aulas, atualizando seus planos de contingência e colocando todas as orientações repassadas pelo Estado através da portaria 79/2022.
“Recebemos no dia 18 de janeiro um novo decreto, o qual não difere muito do ano passado. Com isso estamos atualizando todos os planos de contingência das escolas e colocando todas as orientações, como a obrigatoriedade do uso de máscara e álcool em gel, as quais serão repassadas aos alunos na primeira semana. Sobre o distanciamento, ele continua 1,5m no refeitório e na sala de aula não será cobrado, porém, sempre colocamos as mesas dos alunos com mais ou menos 1m de distância uma da outra”, explica.
Aos profissionais da educação, ela destaca que a orientação está sendo para que continuem com os trabalhos e protocolos do ano passado. Inclusive, todo os professores passarão, no decorrer desta e da semana que vem, por um planejamento de formação, que visa orientar e esclarecer dúvidas sobre o retorno das aulas.
“Ano passado, todos os envolvidos com as escolas cumpriram os regramentos com seriedade e tivemos pouquíssimos casos de infecção [por coronavírus]. Vamos iniciar o ano letivo de 2022 com muita segurança e deixar todos os espaços adequados para o recebimento das crianças e dos profissionais, para que assim possamos manter o que já vinha sendo feito no ano passado”.
*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
Em Xanxerê, Vera ressalta que os alunos retornarão 100%, com ressalva apenas para as crianças com comorbidades, as quais devem apresentar laudo médico para a escola e, com a comprovação, elas terão o atendimento de forma remota. Em 2021, cerca de 20 crianças continuaram sendo atendidas remotamente mesmo após a liberação para o retorno.
Além do ensino fundamental, os Centros Municipais de Educação Infantil também retornam no dia 07 de fevereiro. As inscrições e matrículas para os CEMEIs aconteceram nos últimos meses do ano passado e muitas das famílias optaram por continuar no formato parcial, porém, as creches do município também funcionarão em período integral, para atender as famílias que precisam. E, a partir do dia 07 de fevereiro, abrem as inscrições para vagas remanescentes os CEMEIs e o ensino fundamental, destinadas a aqueles que não conseguiram realizar a matrícula no final do ano passado.
“Com o início desse ano letivo, queremos dizer aos pais que estamos com muita segurança e tranquilidade com o retorno, pois aprendemos muito com a pandemia. Todos os profissionais e escolas estão seguros e preparados para este retorno. Esperamos que as famílias tenham confiança nos profissionais da educação e que mandem seus filhos no dia 07 de fevereiro para as unidades escolares”, finaliza.
*Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram
*Curta nossa página no Facebook