Escolas de Xanxerê e região estão preparadas para o Novo Ensino Médio, segundo a CRE
Com o retorno das aulas previsto para a próxima segunda, 07 de fevereiro, o Novo Ensino Médio passa a valer em toda Santa Catarina, assim como ocorre no restante do país. A adequação para esse novo formato vem acontecendo gradativamente no estado desde 2021, quando houve a implantação de 120 escolas-piloto. Segundo a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), na região da Amai foram sete escolas-piloto, sendo uma no município de Xanxerê.
De acordo com o integrador de ensino e responsável pelo Novo Ensino Médio na região Amai, Dionísio Kohl, o modelo será implementado para os alunos da 1ª série do Ensino Médio de todas as escolas de Xanxerê e região. Os estudantes que estão nas sete escolas-piloto darão continuidade ao formato da grade curricular implementada no ano anterior, durante 2º ano.
“O novo ensino médio tem algumas características, sendo uma delas a ampliação da carga horária. Agora a carga horária passa a ser de 1 mil horas. Além disso, o Novo Ensino Médio altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas de conhecimento. A nova grade inclui também uma segunda língua estrangeira e componentes curriculares eletivos”, explicou.
A coordenadora da CRE, Teresinha Prezotto Carbonari, destacou que todas as escolas da região Amai passaram por adequações para poder ofertar o Novo Ensino Médio. A grande maioria já recebeu espaços novos, como a colocação de laboratórios e mais disponibilidades de salas. Ela ressalta ainda que algumas escolas ainda irão receber mais melhorias.
*Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
“Todas as escolas já estão praticamente preparadas para acolher os alunos. Os ambientes físicos sofreram alterações, pois agora os alunos não ficam somente um período na escola. Apesar de ser uma mudança bastante grande, todas as escolas estão adequadas para atender”, destacou Teresinha.
Além da adequação das escolas, todos os professores da rede estadual de ensino receberam capacitação para entender as novas mudanças e conseguir trabalhar com os alunos da melhor forma possível. Teresinha conta que em 2021 já era possível ver uma mudança nos alunos das escolas-piloto, os quais estavam mais preparados para a vida pós-escola.
“Observando as escolas-piloto, conseguimos perceber uma mudança no comportamento dos alunos, eles estavam melhor preparados para a vida. Esse novo modelo vai dar um salto na educação dos adolescentes e jovens, eles irão sair da escola muito mais preparados para lidar com os desafios do dia a dia”, conta.
Para ela, as escolas-pilotos serviram como forma de mostrar que melhorias e investimentos na educação fornecem um ensino de qualidade e de oportunidades para todos os estudantes. “A rede estadual como um todo está fazendo esse trabalho já há algum tempo, adequando os espaços e preparando os professores. Acreditamos que 2022 será um ano bem diferente, bem melhor e tudo mais organizado. A Secretaria de Educação está dando condições para as escolas, então nenhuma vai iniciar sem os devidos cuidados e materiais necessários. Inclusive, todas as escolas da regional da Amai serão pintadas este ano e todas elas estão passando por alguma manutenção”, finaliza.
Distribuição das aulas
Com a ampliação da carga horária, o estudante poderá ter seis ou até sete aulas em um período ou ainda ter um ou mais dias com período integral (matutino e vespertino). Essa definição varia conforme a matriz escolhida pela escola para atender a carga horária de mil horas anuais. Em Xanxerê as escolas que terão o Novo Ensino Médio são: EEB João Winckler, EEB Costa e Silva, EEB Iracy Tonello e EEB Romildo Czepanhik (escola-piloto).
Mais detalhes sobre o Novo Ensino Médio e as matrizes podem ser conferidos aqui.