Bombeiros alertam para uso adequado de equipamentos nos dias frios
O inverno é a temporada com maior número de incêndios provocados por acidentes ocorridos dentro das residências. Pois gera um aumento no uso de equipamentos domésticos para aquecimento. Fogões a lenha, lareiras e aquecedores são bastante usados. Para evitar que isso aconteça e coloque em risco a estrutura do local e a vida das pessoas, é fundamental estar atento a algumas medidas preventivas.
Na região de Xanxerê, foram registrados, em apenas dez dias do mês de maio, cerca de oito incêndios em edificações, muitos deles podem ter iniciado pelo descuido com equipamentos de aquecimento de ambiente, como fogões a lenha. No município, os bombeiros foram acionados recentemente para duas ocorrências, uma no bairro Nossa Senhora de Lourdes e outra no Colatto, cujas causas ainda estão sendo investigadas.
> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp
Segundo o major Piva, do 14º Batalhão de Bombeiros Militar de Xanxerê, antes de fazer o manuseio de equipamentos é preciso ser feita a manutenção para evitar incidentes. “Manutenções precisam ser feitas sempre, e nesse período com mais cautela. Cuidar com a limpeza do fogão a lenha, das condições do aquecedor elétrico que ficou guardado durante um ano, do chuveiro elétrico quando é ligado em temperatura quente, tudo isso precisa ser revisado antes da utilização. ”
É importante destacar que a população utilize produtos certificados e testados, para evitar esses incidentes. Também, os ambientes precisam estar sempre com uma boa ventilação, principalmente onde é feito fogo em lugares fechados, como exemplo do fogão a lenha, até cuidar ao máximo o uso dos aquecedores elétricos.
“Nós orientamos que sempre seja apagado o fogo do fogão ou da lareira após usar, limpar as brasas, manter a porta do fogão fechada. No caso dos equipamentos elétricos, é importante desligar de forma correta, evitando assim o risco maior de incêndio”, destaca o major.
Ações educativas e de prevenção, como o projeto institucional Alerta Vermelho, parado devido à pandemia, serão retomadas pelo Corpo de Bombeiros em casas e ambientes de trabalho. De acordo com o major Piva, cerca de 80% dos casos de incêndios acontecem em casas de pessoas mais carentes, por não haver manutenção adequada de equipamentos e da fiação elétrica e, também, porque muitas vezes acabam improvisando formas de se aquecerem.
O Corpo de Bombeiros Militar de SC disponibiliza o Curso Básico de Atendimento a Emergência (CBAE), que tem por objetivo oferecer uma capacitação básica à comunidade, para que as pessoas possam conhecer os riscos e agir de maneira eficiente em situações como essas. Para que tiver interesse, basta acessar o ensinovirtual.cbm.sc.gov.br .O curso é de 20h e gratuito.
Em caso de emergências ou para buscar orientações, a população pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros Militar pelo 193.
* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook
Foto: Divulgação/ CBMSC