Educação


Apadavix de Xanxerê irá participar de regional Sul de Goalball em Londrina/PR

Por: Repórter da Redação 27/05/2022 às 15:06 Atualizado: 03/06/2022 às 16:58

A equipe de Goalball da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos e Visuais de Xanxerê (Apadavix), participará nos dias 2 a 5 de junho do Regional Sul de Goalball, em Londrina/PR.  Atualmente o time é vice-campeão do estado. São nove equipes disputando, sendo que a primeira equipe colocada passa para a série A do brasileiro, o segundo, terceiro e quarto colocados, passam para série B. 

Segundo o professor de Educação Física e treinador da Apadavix, Jean Carlos Lemos, os treinos estão acontecendo nas quartas e sextas-feiras, no ginásio Menegolla, em Xanxerê. “São seis alunos que irão para a competição, mas temos oito alunos do masculino que treinam e duas alunas do feminino, então estamos procurando mais uma para fechar o time, já do masculino estão sobrando dois. Estamos treinando toda semana e os alunos estão bem confiantes’’, relata Jean.

> Receba notícias do TSX pelo WhatsApp

Ricardo Cavalheiro faz parte do time, ele tem 33 anos é cego e participa pela terceira vez dos jogos. “Nosso principal objetivo é conseguir uma vaga para o brasileiro, estamos indo com seis atletas e dois treinadores, que são o Jean e a Raquel. Estamos indo preparados para conseguir essa vaga, estamos treinando muito desde o início do ano. Vamos representar a Apadavix e também o município de Xanxerê e fazer o melhor possível”, diz.

Ao contrário de outras modalidades paralimpíadas, o goalball surgiu depois da Segunda Guerra Mundial, onde várias pessoas ficaram cegas devido às bombas e gases. Então, foi desenvolvido exclusivamente para pessoas com deficiência visual. É composto por seis atletas, ou seja, três titulares e três reservas que jogam e durante a partida todos são vendados. 

O jogo é todo especial, a bola pesa 1,250kg e não possui enchimento (câmara de ar), ela é feita por uma borracha espessa, é oca e tem pequenos furos e guizos internos para que os atletas possam se localizar pelo barulho.

As dimensões da quadra são 18m de comprimento x 9cm de largura, sendo uma quadra de vôlei e a trave mede 9m de largura por 1,30m de altura. “Tem algumas especificidades no jogo, a bola precisa ser quicada antes da linha dos 100m, para não ocorrer penalidade e os demais conseguirem defender”, comenta o professor.

* Siga o Tudo Sobre Xanxerê no Instagram e curta nossa página no Facebook 


Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.