Carga de soja avaliada em R$ 100 mil é recuperada após ser furtada em cooperativa
A Polícia Militar, através da central de emergência, foi informada no início da tarde de sexta-feira (13), por volta das 12h, que havia ocorrido uma fraude em uma carga de soja de uma cooperativa na vila Milani, interior de São Domingos.
De acordo com as informações, uma empresa terceirizada realiza fretes para uma cooperativa com frota própria. Na sexta-feira, sem veículos livres, a empresa contratou um autônomo, que informou ao contratante que não poderia realizar o frete por estar de férias.
Porém, o autônomo encontrava-se na cooperativa e assim que carga foi carregada, evadiu-se do local sem documentação e nem nota fiscal do produto. A carga era avaliada em torno de R$ 100 mil. De imediato, a cooperativa percebendo algo estranho, acionou a Polícia Militar.
As guarnições de toda região foram informadas e as equipe do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), Posto P-9 (Bom Jesus) da PMRV, guarnição Radiopatrulha de São Lourenço do Oeste e de São Domingos da Polícia Militar, Polícia Civil de São Lourenço do Oeste e equipe de policiais da Radiopatrulha de Vitorino/PR , trabalharam em ação conjunta que resultou na localização do caminhão próximo a cidade de São Lourenço do Oeste, tendo a apreensão da carga e prisão dos envolvidos no estelionato.
As guarnições envolvidas, após a abordagem, identificaram o condutor da Scania T113 de cor vermelha placas de Taquaratinga/SP, e semirreboque, como um homem de 35 anos de Ivaiporã/PR, o qual não possuía CNH.
Também foi abordado um VW/Novo Voyage com placas de Londrina/PR, ocupado com três homens de 24, 28 e 43 anos, todos do norte do Estado do Paraná.
Junto ao veículo foram encontrados alguns documentos, os quais possivelmente seriam utilizados para "esquentar" a carga, inclusive uma nota fiscal de produtor rural em branco.
Também um dos ocupantes teria sido reconhecido por um dos colaboradores da cooperativa, como condutor do caminhão na hora de efetuar a carga da soja.
Diante dos fatos, foi dada voz de prisão aos quatro homens envolvidos pelos crimes de estelionato, adulteração de sinal identificador de veículo automotor, uso de uso de documento falso e associação criminosa.
Todos os envolvidos e veículos foram presos em flagrante delito e encaminhados para a delegacia de Polícia Civil de São Lourenço do Oeste, onde permanecem à disposição da justiça.
Foto: PM