Educação


Vereador trabalha na criação de PL que visa aumentar segurança nas escolas de Xanxerê

Por: Sanny Borges 11/04/2023 às 11:06 Atualizado: 18/04/2023 às 18:33

A quantidade de ocorrências relacionadas a ataques em escolas brasileiras tem crescido nos últimos anos. Mas, desde os episódios ocorridos na capital de São Paulo, onde uma professora foi morta, e na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, onde quatro crianças perderam a vida, propostas sobre o assunto surgiram nos âmbitos federal, estadual e municipal.

No município de Xanxerê, o vereador Alessandro Antonioli (PT) trabalha na criação de um projeto de lei que visa garantir maior segurança nas unidades de ensino, com diversas medidas a serem tomadas tanto pelas escolas, quanto pelo município e secretarias. De acordo com ele, o projeto está em fase de detalhamento final e foi discutido com o Conselho Municipal de Educação, Secretaria de Educação e com o prefeito Oscar Martarello (PSDB), que se mostrou favorável.

“O projeto propõe algumas medidas físicas nas escolas, algumas das quais já foram implantadas no município como a instalação de câmeras de videomonitoramento, portões eletrônicos e interfones. Além disso, o projeto prevê ainda a instalação de detectores de metal, muros mais altos e o armazenamento por determinado período das imagens das câmeras. Esses pontos ajudaram na melhoria da segurança, mas não são suficientes”, comenta o vereador.

“O PL também traz outras questões, como o monitoramento de terrenos baldios e de construções inacabadas próximas às unidades escolares e que seja feito um esforço em conjunto entre município, secretaria, Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros para determinadas situações, sejam elas de violência, incêndio, acidentes entre outros. O projeto visa mostrar como as escolas e creches devem reagir e o que as educadoras devem fazer. Xanxerê tem evoluído muito nesse sentido, mas acredito que se o projeto virar lei tornará essa questão uma política pública. Ou seja, o atual prefeito faz e os que vieram após ele continuarão fazendo”, destaca.

Após o ocorrido em Blumenau, mensagens sobre outros ataques e alegações de que escolas não são seguras passaram a circular nas redes sociais com o objetivo de causar ainda mais pânico, deixando pais, alunos e professores com medo de retornar ao ambiente escolar. O vereador salientou que um outro ponto do PL é justamente evitar que esse tipo de informação falsa circule.

“Nossa sociedade vem sendo bombardeada com discursos anti-escola, anti-educação, ou seja, que a escola faz mal, que só tem comunista, só tem ideologia. As pessoas pregam coisas que não são verdadeiras e outras pessoas acreditam. Por isso, precisamos trabalhar a educação na sociedade e a cultura da paz e do amor. A escola é um lugar bom, um lugar em que se aprende, um lugar seguro”.

Para finalizar, Alessandro salientou que o Projeto de Lei ainda não tem previsão para ser aprovado e virar lei.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.