Amai divulga Nota Orientativa com sugestões de medidas de segurança para escolas da região
Desde o fato ocorrido na creche Cantinho Bom Pastor no município de Blumenau (SC), a Amai vem movimentando os agentes regionais para a adoção de medidas que visem resguardar e tutelar a proteção das crianças e adolescentes, no ambiente escolar.
Para isso foi criado o Comitê Regional de Segurança nas Escolas, reunindo representantes da Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Promotoria de Justiça, Defesa Civil, Colegiado Regional de Defesa Civil e Amai, através do presidente Oscar Martarello e diretoria, Colegiado Regional de Educação, e corpo técnico da associação.
Em discussão, a Amai - através de um minucioso estudo com apuração de dados, levantamento de informações e identificação de sugestões realizados pelo Comitê Regional de Segurança nas Escolas, elaborou uma Nota Orientativa com sugestão de medidas de segurança a serem adotadas nas escolas situadas nos municípios que compõem a região do Alto Irani, considerando o levantamento de dados regional e uma análise psicológica que relaciona a violência com a crise de saúde mental vivenciada na atualidade.
Para o comitê, os cuidados devem não só partir do poder público, mas de toda população, e ser estendida a atenção para outras modalidades que necessitam de preparação, por exemplo, enchentes, vendavais, tornados e combate às drogas.
O Comitê Regional de Segurança nas Escolas possui o objetivo geral de desenvolver metodologia participativa voltada a prevenção, segurança e mitigação no ambiente escolar, bem como a implementação de ações práticas.