Polícia


Judiciário de Xanxerê expede mandados de busca em operação que mira suspeitos de neonazismo

A operação "Sine Odio" do Gaeco aconteceu em apoio à investigação presidida pela 40ª Promotoria de Justiça da Capital, que apura possível ameaça de ataque armado a templo religioso e propagação de ideais nazistas em meio virtual
Por: Francieli Corrêa 30/06/2023 às 10:24 Atualizado: 07/07/2023 às 12:31

O Grupo de Investigação de Crimes Cibernéticos (CyberGaeco), com apoio do Grupo Regional do Gaeco de Chapecó e do Gaeco da Bahia, cumpriu dois mandados de busca e apreensão, na quinta-feira (29), durante operação que apura ameaça de ataque armado a templo religioso de Santa Catarina, além da propagação de ideais nazistas em ambiente virtual. As ordens judiciais foram expedidas pela Vara Criminal da Comarca de Xanxerê, concedidas após requerimento da 40ª Promotoria de Justiça da Capital.

A operação chamada de "Sine Odio" visou apreender instrumentos eletrônicos e materiais relacionados a esses crimes. Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foram encontrados nas casas dos alvos da investigação diversos objetos veiculados em suas redes sociais, que fazem apologia ao nazismo, como inscrições de suásticas e do grupo paramilitar alemão "SS", imagens do líder nazista, Adolf Hitler, e artigos e vestimentas paramilitares. 

> Entre no grupo de WhatsApp do TSX e não perca nenhuma notícia!

Os mandados foram cumpridos no estado catarinense e na Bahia. Os endereços e detalhes sobre os alvos da investigação não foram divulgados. Também não foi informado em qual cidade fica o templo religioso alvo das ameaças. 

Ainda segundo o MPSC, a investigação apurou a possível existência de comunicação entre dois adultos e um adolescente residentes em SC, BA e PR, que demonstravam a intenção de cometer atos de violência.

Com base nas informações recebidas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi possível proceder à identificação e à localização dos autores, bem como a busca por outras evidências relacionadas aos fatos orquestrados pelos investigados.  

O investigado que reside no Paraná já havia sido alvo de cumprimento de busca e apreensão pela Polícia Civil daquele estado. Na ocasião foi encontrada em sua residência significativa quantidade de armas de fogo, segundo o MPSC.

Desde o assassinato de quatro crianças na Creche Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, em abril de 2023, o CyberGaeco vem monitorando redes e interagindo com outras instituições governamentais como, neste caso, o Laboratório de Operações e Inteligência da Senasp/MJSP, para identificar indivíduos que estejam planejando cometer atos de violência em massa. 

Operação "Sine Odio": Sine Odio é uma palavra em Latim que significa sem ódio, objetivo da atuação preventiva do CyberGaeco no ambiente virtual. 

Gaeco: é uma força-tarefa formada pelo Ministério Público, pelas Polícias Civil, Militar, Penal e Rodoviária Federal, pela Receita Estadual e pelo Corpo de Bombeiros Militar. 

CyberGaeco: é uma força-tarefa composta por integrantes do Ministério Público, da Polícia Civil, da Polícia Militar, da Polícia Penal e do Corpo de Bombeiros Militares, que tem como objetivo identificar, buscar prevenir e reprimir delitos praticados em ambiente virtual. 

*Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC

Foto: MPSC/Divulgação

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.