Comunidade


Braços Abertos: projeto desenvolvido em Xanxerê reforça os cuidados com as pessoas idosas

Um seminário sobre o tema será realizado nesta quarta-feira (1)
Por: Sanny Borges 31/10/2023 às 18:08 Atualizado: 07/11/2023 às 23:01

Desde o início do mês de outubro, diversas ações estão sendo realizadas para marcar o Dia Nacional do Idoso - celebrado no dia 1 de outubro -, e os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa. Em Xanxerê, a JCI, juntamente com o Programa 60 Mais e entidades parceiras, fez o lançamento do projeto "Braços Abertos: Um olhar atento à pessoa idosa", onde, através dele, foram realizadas diversas ações durante todo o mês para conscientizar as famílias da importância da interação com as pessoas idosas.

De acordo com a coordenadora Diéssyca Lemos, um dos principais objetivos do projeto é reforçar o cuidado, o respeito e a paciência com as pessoas mais velhas. "Eu passei 14 anos cuidando da minha avó e com ela aprendi a ter paciência e a tratar melhor o próximo. E isso é o nosso objetivo. Levar para outras pessoas a importância da interação, reforçar a cultura da responsabilidade conjunta e engajar a sociedade nas linhas de cuidado".

Para finalizar as atividades do projeto Braços Abertos, acontece nesta quarta-feira, dia 1 de novembro, um seminário com o objetivo de promover o debate sobre cuidados, visando à promoção do bem-estar e da melhoria da qualidade de vida da população idosa de Xanxerê. O evento é gratuito e será realizado na sede do Programa 60 Mais, na rua Vido Tonial, 440, no bairro La Salle, com início às 18h30.

“O Estatuto da Pessoa Idosa define que é obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do poder público assegurar os direitos da pessoa idosa. Dessa forma, realizar um seminário que promova a difusão de saberes técnicos aliados ao cotidiano de cuidados familiares é uma forma de cumprir o que prevê a legislação, bem como manter atualizadas as informações e a articulação com a rede de serviços”, destaca a psicóloga Caroline Bender.

A programação do seminário inclui uma roda de conversa com médica geriatra, enfermeira, assistente social e família cuidadora de pessoa idosa, apresentação das ações do projeto Braços Abertos, premiação da Campanha JCI, apresentações culturais e o lançamento do projeto Escola de Filhos 60 Mais.

"Nesta quarta teremos um seminário com roda de conversa para encerrar o projeto Braços Abertos. Vamos ter convidados para contar suas experiências e participar conosco. Será um momento agradável e especial. Em nome da comissão do projeto, deixo aqui o meu convite para toda população participar”, convida Diéssyca.

Fotos: Divulgação

Anterior Próximo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Coletamos dados para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.